André Papini

André
  

Fundador do Escritório, André Papini representa a 2ª geração de advogados da família especializados em Direito Societário, com mais de 30 anos de atuação em casos e projetos envolvendo estruturações e reestruturações societárias, fusões e aquisições, planejamentos sucessórios empresariais e patrimoniais, implementação de boas práticas de governança corporativa, ações judiciais e arbitrais, dentre outros do gênero.

No campo das fusões e aquisições empresariais, atuou em grandes operações, com a presença de importantes players nacionais e estrangeiros nos segmentos das indústrias alimentares, educação e tecnologia. Participa ativamente nas fases de estruturação societária, negociação e confecção de contratos afins.

Com a experiência de ter assessorado centenas de clientes em várias localidades do território nacional, André Papini atua intensamente em trabalhos de planejamento sucessório, com foco tanto na sucessão empresarial – com a transferência de quotas, ações e administração para herdeiros e sucessores – quanto na pessoal dos sócios, acionistas e quaisquer pessoas que queiram planejar, organizar e efetivar em vida a sucessão de seus bens (imóveis, dinheiro etc.) em prol dos seus herdeiros.

André Papini também assessora empresas, inclusive familiares, sob a forma de anônimas ou limitadas, no diagnóstico de más práticas de governança, bem como na construção e implementação das chamadas boas práticas de governança corporativa, a elas acoplando importantes mecanismos de compliance, a fim de garantir a sua constante observância. Participou do PDD-Programa de Desenvolvimento de Dirigentes e do PAEX – Parceiros para a Excelência, ambos da Fundação Dom Cabral.

André Papini atua como advogado e árbitro em procedimentos arbitrais envolvendo os temas de sua especialização, integrando a lista de árbitros da CAMARB – Câmara de Mediação e Arbitragem Empresarial-Brasil, uma das mais renomadas e atuantes do País.

Graduado em Direito pela Universidade Federal de Minas Gerais-UFMG, e pós-graduado em Direito Empresarial pela PUCMINAS (IEC), é Mestre pela Faculdade de Direito Milton Campos, tendo sido aprovado com nota máxima pela defesa da dissertação intitulada Assembleia de sócios na sociedade limitada e o novo Código Civil

Foi professor de Direito Societário na pós-graduação em Direito de Empresa do IEC-PUCMINAS, e também em outros cursos de graduação em Direito, destacando-se o do UNIBH-Centro Universitário de Horizonte, no qual lecionou Sociedades, Títulos de Crédito, Falência e Recuperação de Empresas, e Direito Processual Civil.

André Papini sempre participou de entidades ligadas à advocacia. Atualmente integra a Comissão de Sociedades de Advogados e a Comissão de Estudos Permanentes sobre Compliance, ambas da OAB/MG. Também é membro do Comitê de Direito Societário do Centro de Estudos das Sociedades de Advogados-CESA/MG.

A partir de entrevistas feitas com os departamentos jurídicos das mais importantes empresas brasileiras, André Papini foi apontado pelo anuário Análise Advocacia 500 – Os escritórios e os advogados mais admirados do Brasil, no ano de 2015, como o 2º advogado mais admirado no Brasil pelo setor automotivo e de autopeças, e o 2º advogado mais admirado no Estado de Minas Gerais (ambos na categoria abrangente).